GEOPOLÍTICA
A Geopolítica é uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da autalidade e do desenvolvimento políticos dos países usando como parâmetros principais ás informações geográficas.
A Geopolítica visa também compreender e explicar os conflitos internacionais da atualidade e as principais questões políticas da atualidade.
É uma análise entre política e sociedade em termos espaciais.
-“Geográfica Política”; considera o espaço geográfico como quadro(contexto).
-“Geoestratégia”; considera o espaço geografíco como teatro(de operações, cenario de guerra).
-“Geopolítica”; considera o espaço geografíco como objetivo(é o tema, a finalidade).
ROSIÈRE, Stéphane: Géographie politique & Géopolitique - Une grammaire de l’espace politique. Paris, Ellipses, 2003, p.19
Fundadores da Geopolítica:
O raciocínio geopolítico sempre influenciou os governantes desde a mais remota Antiguidade. Contudo, a normatização metodológica da geopolítica só ocorreu no século XIX. O “pai” da geopolítica foi um geógrafo alemão FRIEDRICH RATZEL(1844-1904), autor do livro “ANTROPOGEOGRAFICA – FUNDAMENTOS DA APLICAÇÃO DA GEOGRAFIA À HISTÓRIA”, que formulou conceitos fundamentais para a abordagem geopolítica da realidade internacional.
Em primeiro lugar, a função do Estado, é expandir e defender o espaço territorial nacional, além disso, Ratzel conceituava que as fronteiras nacionais são móveis, pois são determinadas pela capacidade político-militar de ampliá-las e de as manter.
Importante é ressaltar que Ratzel reflete o momento histórico da unificação da Alemanha pela Prússia, processo marcado pela expansão militar. A Alemanha Imperial(o IIº Reich) surgiria em 1871 após três guerras:
-A “Dos Ducados”, contra a Dinamarca(1864)
-A “Guerra Austro-Prussiana”(1866)
-A “Franco-Prussiana”(1870)
O raciocínio de Ratzel expressa esta íntima ligação entre “unidade política”(proposta de unificação nacional), necessidade