Geopolítica
Geografia Política é um ramo da Geografia dedicado ao estudo dos territórios e das fronteiras políticas. Sua origem está vinculada aos trabalhos de F. Ratzel. A Geopolítica é um instrumento a serviço do Estado em sua relação com outros Estados e problemas internos. Para seu estudo, em razão das atuais propostas dos exames Vestibulares, o aluno deve compreender alguns conceitos fundamentais inerentes a ela. São eles:
TERRITÓRIO
Definido por fronteiras com outros Estados, formado por um processo histórico; é o habitat de um grupo humano com traços culturais: língua, costumes, crenças e história comuns. Portanto, território é um espaço delimitado formado por diversas paisagens, controladas e apropriadas por pessoas e grupos econômicos. É produto da conquista histórica de uma sociedade.
PAISAGEM GEOGRÁFICA
Área física de um país, estado, município, distrito, povoado com seus elementos materiais (casa, edifício) e naturais (rios, lagos, florestas) constituindo aquilo que se denomina paisagem geográfica.
ESPAÇO GEOGRÁFICO
A área física (elemento natural) e os elementos materiais (construções humanas) são organizados pela sociedade através das relações econômicas, sociais e políticas; constituem, pois, o espaço geográfico. O espaço geográfico é, portanto, dotado de uma historicidade.
ESTADO: CONCEITO E EVOLUÇÃO
Durante o século XX até os dias atuais, muitos conflitos regionais ocorreram e resultaram no surgimento de novos países, enquanto outros perderam parte de seus territórios e outros ainda lutam pela manutenção ou reconquista do seu território. Estado é a nação politicamente organizada. A respeito disso, diversos pensadores escreveram:
Thomas Hobbes, séc. XVII, Leviatã: o homem vivia em estado de natureza no qual imperava a igualdade. Mas, sendo naturalmente mau, a situação era de guerra de todos contra todos. Essa situação de desordem