Geopolítica África Questões comentadas
1. (Unirio) Ao relacionarmos o relevo do continente africano com o aproveitamento econômico de seu território, podemos afirmar que a(o):
a) não-existência de planaltos sedimentares inviabiliza a ocorrência de recursos minerais de valor comercial, justificando a pobreza deste continente neste tipo de recurso.
b) relevo predominantemente planáltico dificulta a navegação fluvial mas, ao formar inúmeras quedas d'água, contribui para um grande potencial hidrelétrico.
c) potencial hidrelétrico do continente é muito baixo por não ocorrerem altas montanhas da era terciária, mas é grande a capacidade de transporte de sua rede hidrográfica.
d) predomínio das planícies em toda a porção central facilita a mecanização agrícola, bastante desenvolvida nos países desta região.
e) predomínio de planícies foi o que favoreceu a interiorização do processo de crescimento econômico que sempre se concentrou nas cidades do interior, em prejuízo das cidades mais próximas do litoral.
2. (Mackenzie) As áreas destacadas no mapa da África correspondem às regiões:
a) de maior aridez.
b) industrializadas.
c) de maior densidade demográfica.
d) mais chuvosas.
e) de conflitos étnicos e tribais.
3. (Fgv) Dentre os 50 países mais pobres do mundo, classificados segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 33 estão situados nessa região. Desnutrição, pobreza, analfabetismo e condições sanitárias precárias exemplificam o lado perverso da globalização, que amplia o crescimento das desigualdades no mundo. Fonte: Adapt. http://www.monde- diolomatigue.fr/cartes/pauvreteindimdv51 O texto refere-se
a) ao Sudeste Asiático.
b) à Ásia Meridional.
c) à África Subsaariana.
d) à América Latina.
e) à África do Norte.
4. (Ufrrj) Distribuição da população por continentes
LEGENDA:
1 - 19 343 224 km 283 milhões de hab.
2 - 22 709 188 km 458 milhões de