Histologia
CURSO DE BIOMEDICINA
ENDEMIAS PARASITÁRIAS DA ATUALIDADE
MANAUS
2012
GEOVANA MONTEIRO JANAINA DAMASCENO
ENDEMIAS PARASITÁRIAS DA ATUALIDADE
Trabalho solicitado pelo Diego, referente à disciplina Parasitologia do curso de Biomedicina, para obtenção de nota parcial .
MANAUS
2012
INTRODUÇÃO
As doenças endêmicas, na sua grande maioria, fazem parte do grupo das doenças negligenciadas que ocorrem geralmente entre populações mais pobres nos trópicos. Entre elas estão algumas doenças parasitárias como malária, leishmanioses, doença de Chagas e as helmintoses (esquistosomose, ancilostomose, filarioses, entre outras).
A maioria dos parasitos não produz doença graças a um processo de adaptação recíproca, ou da baixa incidência da parasitose, que asseguram, em geral, a sobrevivência do parasita assim como a do organismo parasitado. Mas, inúmeras doenças humanas são devidas ou estão relacionadas com parasitos. Também com vírus e bactérias. O aumento da esperança de vida ao nascer, nas últimas décadas, resultou, em larga medida, do controle das doenças infecciosas e parasitárias, bem como da melhor alimentação e da higiene em geral.
Nas últimas décadas o perfil de morbimortalidade da população brasileira foi substancialmente alterado, sendo um traço marcante das modificações o declínio no peso relativo das doenças infecciosas e parasitárias. No presente trabalho procura-se resgatar tendências de evolução das principais doenças transmissíveis no País, buscando compreender, em cada momento, o papel desempenhado pelas ações de controle e o papel que se pode atribuir a outros fatores.
ENDEMIAS PARASITÁRIAS DA ATUALIDADE
A tendência geral da morbidade por doenças infecciosas e parasitárias nos últimos vinte anos foi igualmente declinante. No entanto, houve, no mesmo período, o ressurgimento de doenças infecciosas há muito consideradas erradicadas e o aparecimento de outras até então desconhecidas.
O ressurgimento de