Geopolítica Japonesa
MACEIÓ-AL
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. GEOPOLÍTICA JAPONESA 5
3. CURIOSIDADES 9
4. CONCLUSÃO 12
5. ANEXOS 13
6. REFERÊNCIAS 15
1. INTRODUÇÃO
O Japão, um arquipélago, com 6 852 ilhas, do leste asiático com a décima maior população do mundo, sendo a segunda potência econômica mundial, nem sempre viveu essa realidade. Foi devastado no final da II Guerra Mundial, mas ao longo do tempo reergueu-se com a ajuda econômica de seu maior inimigo da época, Estados Unidos, e de outros países.
Um dos maiores dilemas a serem superados na época além da economia foram as consequências deixadas na população pelas bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki.
2. GEOPOLÍTICA JAPONESA
1. HISTÓRIA
A época mais remota da história do povoamento japonês pode ser dividido em três períodos: pré-Jomon (ou pré-cerâmico, que corresponde ao período paleolítico, datado de 30 mil a 10 mil anos atrás); Jomon (cerca de 7500 a 300 a.C.); e Yayoi (300 a.C. a 300 d.C.). No século IV da Era Cristã, o clã Yamato unifica os vários Estados do país sob um único imperador. Os japoneses mantêm-se durante vários séculos relativamente isolados do exterior. No século XII, o crescimento da aristocracia militar (os samurais) abala a monarquia. O território passa a ser denominado por xoguns, senhores feudais, que permaneceram no poder até o século XIX. Em 1603, o xogum levasu Tokugawa estabelece a capital em Edo (atual Tóquio), proíbe o cristianismo, que começava a florescer por causa dos missionários jesuítas, e fecha o país a estrangeiros. Nos 250 anos seguintes, o único ponto de contato com o Ocidente é um pequeno posto comercial em Nagasaki.
2. IMPERIALISMO
Na segunda metade do século XIX, o Japão é forçado pelos norte-americanos (em 1853, sob o comando do