Geopolítica dos recursos naturais
Geopolítica
Definição
Geopolítica é tão somente a Geografia Política aplicada pelo Estado em busca de poder sobre certo território.
A geopolítica considera a relação entre os processos políticos e as características geográficas (como localização, território, posse de recursos naturais, contingente populacional e geológico) — como topografia natural e clima e também os estudos intercontinental avalicional e interpretacional em relações que estão inter-relacionados com a Ecologia (aspectos animais, vegetais e humanos), nas relações de poder internacionais entre os Estados e entre Estado e Sociedade.
Recursos naturais
Definição
Recursos naturais são elementos da natureza que são úteis ao Homem no processo de desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral.
Os recursos podem ser:
• renováveis: elementos naturais que usados da forma correta podem se renovar. Exemplos: animais, vegetação, água.
• não-renováveis: São aqueles que de maneira alguma não se renovam, ou demoram muito tempo para se produzir. Exemplos: petróleo, ferro, ouro.
• inesgotáveis: Recursos que não se acabam, como o Sol e o vento. A geopolítica Ambiental
Com característica importante para a preservação da natureza, a geopolítica ambiental trata das estratégias políticas que são direcionadas ao meio ambiente, tanto na preservação quando no gerenciamento de risco.
A matemática para se entender a geopolítica ambiental é simples: ela é o resultado do produto, ou o que sobra dele quando se retira da natureza recursos para a produção de bens de consumo.
E para determinar estratégias políticas que equilibrem o quanto é retirado da natureza e o que é reposto nela, acordos e tratados internacionais são celebrados entre países a fim de nortear a sustentabilidade.
Um exemplo são os debates sobre “bens públicos globais”, correspondentes a riquezas naturais que deveriam ser compartilhadas entre