Fichamento- Geopolitica Gestão Internacional Recursos Naturais
Ideia central: Analisar a ordem ambiental internacional a “luz” das diversas teses de geógrafos conceituados e as políticas voltadas aos recursos naturais nos organismos internacionais.
“A ordem ambiental internacional renova oportunidades de cooperação e impõe à reflexão os interesses reais de cada participante no cenário internacional envolvendo o ambiente.” (p. 70)
“diante da insegurança ecológica, países e população não podem ser seguros se o ecossistema não é seguro. Nem um nem outro vai ajudar a identificar o inimigo que objetiva violar a integridade territorial e a soberania do estado. O “inimigo” não é o ambiente, mas as atividades cotidianas humanas e de corporações. (Lorraine Elliott 1998 ibidem, p.238)” (p.73)
“A sustentabilidade é mais discutida que a segurança ambiental”. Ela refere-se à polêmica em torno do conceito de desenvolvimento sustentável, tema abordado por Ignacy Sachs (1993, 2002, 2007), entre tantos outros autores, como o mexicano Enrique Leff (1994, 2000, 2001b), e os espanhóis Jose Naredo (1996, 1998) e Joan Martínez Alier (1992, 2007), e que foi amplamente difundido no relatório Nosso futuro comum (CMMAD, 1987), produzido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.’’ (p.74)
“As convenções internacionais são uma das fontes de análise da ordem ambiental. Por isso é preciso conhecer um pouco mais sobre elas.” (p.75)
“A trama de ações envolvendo o ambiente está sendo paulatinamente institucionalizada por meio da ordem ambiental internacional (Ribeiro, 2001b), um conjunto de acordos internacionais sobre o ambiente para regular a ação humana na Terra que passou a influenciar as práticas cotidianas.” (p.75)
“A partir da ONU, a temática ambiental ganhou mais visibilidade. Distinguese um período até a reunião de Estocolmo, realizada em 1972, e outro que se seguiu a ele. Outro