Fichamento- Geopolitica Gestão Internacional Recursos Naturais
Ideia central: Analisar os modelos de integração para América Latina na década de 90 entre Norte Sul, e Sul e Sul.
“Se existe, pois, uma básica convergência dos processos regionais com a unificação de mercados em escala planetária a que se está assistindo no mundo contemporâneo, resta verificar se, no interior da América Latina, ou, de maneira mais ampla, no Hemisfério Ocidental, existiria a mesma convergência.” (p. 167)
“Em que medida essas múltiplas iniciativas podem ser vistas como compatíveis e complementares? Até que ponto se excluem e se opõem, como se chegou a insinuar a respeito da proposta brasileira de uma Área de Livre Comércio da América do Sul? Ou, em outras palavras, onde estão as convergências e as divergências?” (p.168)
“Por outro lado, deve-se indagar realisticamente quais são as perspectivas de alcançar, por meio da integração hemisférica, os resultados comerciais e econômicos desejados pelos países latino-americanos e necessários para a solução dos seus problemas.” (p.172)
“Estou persuadido, em compensação, de não ser indiferente a alternativa que nos apresenta a negociação com os Estados Unidos e o Canadá. ’’ (p.170)
“Haverá lugar suficiente no bote salva-vidas e, se não houver espaço para todos, a quem preferirão os americanos salvar?.” (p.173)
“Não se deveria, assim, cometer o erro de oversell a integração, seja latino-americana, seja hemisférica, atribuindo-lhe vagamente poderes mágicos de transformação que, por si só, ela não pode ter.” (p.176)
“A meta final tem de ser sempre o multilateralismo, o sistema mundial e integrado de comércio que maximize os ganhos em todos os teatros de jogo, e não a perspectiva sub-regional ou regional. “(p.177)