Geopolitica
No primeiro dia de aula, ministrada pelo Professor, pude ter noção que Geopolítica (ou o que eu entendi), é o estudo de poder entre os Estados (Países), envolvendo capital e economia. É uma área da geografia que faz uma interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento político dos países usando como parâmetros principais as informações geográficas.
Para facilitar a absorção das novas informações e ampliar os conhecimentos, são disponibilizados textos condizentes com a disciplina, para podermos debater/discutir em sala de aula. O que em minha opinião é muito mais interessante, pois podemos expor ideias e nos sentirmos mais à vontade, como em uma roda de amigos.
O primeiro texto discutido em sala de aula foi “Tio Patinhas no centro do universo” de José de Sousa Martins, onde é explicito que o capitalismo entra nas relações sociais, ou seja, tudo e baseado na troca. Quando as pessoas conhecem a história de Tio Patinhas, Donald, Margarida e os outros personagens não se dão conta de que não é só uma historinha em quadrinho infantil da qual não se diz nada a respeito, mas trata-se das relações sociais que existem entre elas, e que de certa forma fez ou pode fazer parte da atualidade, ou até mesmo da nossa realidade.
O texto de Martins me fez refletir e infelizmente me deparar com a realidade de que no mundo capitalista de hoje, há a tendências das relações serem baseadas na troca, e no meu ponto de vista foi que no final das contas acabamos todos de certa forma nos tornando mercadorias.
Outro texto que me chamou a atenção e me fez refletir foi o de Alexandre Souza da Rocha intitulado “Espaço e Política na Centralidade da Periferia”. Nos primeiros parágrafos