Geopolitica
O cientista político sueco Rudolf Kjellén cunhou o termo "geopolítica" no início do século XX, baseado na obra do geógrafo alemão Friedrich Ratzel "Politische Geographie" (Geografia Política), de 1897.
Importante notar que a geopolítica surgida nos primeiros anos do século XX difere bastante da matéria atual abordada pela geopolítica. O primeiro fruto de destaque desta então nova área do conhecimento surge em 1904, no artigo que Halford John Mackinder escreveu para a revista da Sociedade Geográfica Real, da Grã-Bretanha. O artigo intitulado "The Geographical Pivot of History" trazia o revolucionário conceito do "Heartland". Em outras palavras, foi a primeira vez em que geografia e política foram uilizados em níveis equivalentes para fazer uma análise do globo e do comportamento dos povos que o habitam.
A tradução um tanto livre de "heartland" seria "terra central" ou "terra nuclear'' (de núcleo). Mackinder enxergava no centro da Eurásia (na Federação Russa) o núcleo político e geográfico do globo, e entendia ser esta região de extrema importância por sua biodiversidade e recursos naturais. Seria através do controle desta região que uma nação poderia desenvolver tanto infantaria como marinha e estabelecer o controle do que o autor chamava de "Ilha Mundo" (Eurásia e África). O domínio da Ilha Mundo, por conseguinte, levaria ao controle dos destinos do planeta.
Mais ou menos na mesma época as teorias do almirante americano Alfred Thayer Mahan, em especial aquelas contidas em seu livro de 1890, "The Influence of Sea Power upon History 1660-1783" também gozaram de grande popularidade. Mahan concluíra que a nação que