geopolitica
Thucydides
Thucydides (460-400 a.C.), autor grego de A História da Guerra do Peloponeso fez uma análise histórica da guerra que dá nome ao livro, travada entre Atenas e Esparta no século V a.C (431-404 a.C.). Ele trouxe à tona todos os elementos das Relações Internacionais. As guerras, o comércio, as alianças, a tecnologia têm bastante destaque em sua obra.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli (1469-1527), autor de O Príncipe (1513), foi quem conseguiu propor a separação entre a moral e a política como fundamento da razão de Estado. A política constitui um ambiente independente e uma arte que condensa o interesse nacional. O Estado deve afirmar sua soberania sobre seus interesses.
Thomas Hobbes
Thomas Hobbes (1588-1679), autor de Leviatã (1651) foi o principal teórico absolutista. Hobbes explicou que o Estado nasce da sociedade, mas eleva-se acima dela. Antes do advento, acontecia o “Estado de natureza” e que a natureza humana é exprimida de forma completa. Hobbes busca descrever o Estado de natureza do ser humano com o da liberdade, em que os homens nascem livres para usufruir de sua vida como bem entenderem.
Otto Bauer
Político austríaco (Viena, 1881 - Paris, 1938). Socialista militante desde 1905 é considerado um dos maiores expoentes do "austro-marxismo": a corrente de socialismo, atento às graves tensões nacionalistas do Império Austro-Húngaro, integrado na doutrina de Marx e Engels o direito à auto-determinação povos. Consequentemente, propôs a conversão do Império em uma federação de nacionalidades, mas as dificuldades do projeto levou-o a defender desde 1913 a união de parte de língua alemã da Áustria com a Alemanha.
Halford John Mackind
Geógrafo britânico (1861-1947). Ele estudou na Universidade de Oxford, onde foi nomeado primeiro professor assistente de geografia em 1887, cargo que ocupou até 1905. Mackinder ajudou a dar o caráter de escola tema geografia no Reino Unido, e