Geopolitica TurismoSexual

2037 palavras 9 páginas
TURISMO SEXUAL NO CEARÁ

Marcus Vinícius Amorim de Oliveira
Promotor de Justiça no Ceará
Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará - UFC
Professor de Direito Processual Penal na Universidade de Fortaleza - UNIFOR e de Criminologia na Faculdade Christus

1. Introdução
Nosso país é privilegiado porque pode contar com uma infinidade de atrativos naturais: praias paradisíacas, imponentes serras e montes, biodiversidade no pantanal sulmatogrossense e na Amazônia, sem contar duas características bastante peculiares, que são a hospitalidade e a simpatia de seu povo. Além de tudo isso, os estrangeiros também já ouviram falar da sensualidade e da beleza da mulher brasileira, e em particular, daquela encontrada na ensolarada região nordestina.
A despeito dos reveses macroeconômicos, observa-se um considerável fluxo de turistas estrangeiros nas capitais litorâneas e cidades com melhor infraestrutura hoteleira e urbanística. Quase todos são seduzidos pelas temperaturas agradáveis, roteiros de passeios à beira-mar, programação noturna agitada, e claro, atendendo a um perfil específico de viajantes, muitas mulheres disponíveis para um encontro amoroso.
No Ceará, Estado da Federação que apresenta uma localização geográfica estratégica em relação às rotas aéreas internacionais, os seus habitantes de há muito deparam com a prostituição infanto-juvenil e adulta, enredando meninas e meninos, mulheres e homens, todos cooptados para satisfazer os impulsos sexuais de italianos, sobretudo, mas também de holandeses, portugueses e norte-americanos, e que desfilam seus corpos, às vezes ainda impúberes, pelas principais ruas e avenidas da região costeira.
O jornal cearense O Povo, na edição de 29 de agosto de 2001, estampou uma reportagem intitulada “Mulheres por até US$25,00 em Fortaleza”, denunciando um esquema de aliciamento e divulgação no exterior do “prostiturismo”, como também é conhecido esse fenômeno, o que ensejou a instalação de uma CPI na Câmara Municipal de

Relacionados