GEOPOL TICA 1
Alessandra Oliveira das Chagas Ana Paula Malcher Azevedo Taís Santos da Paixão e Silva
Geopolítica: A Amazônia como centro de interesses.
Belém-PA
2014
Alessandra Oliveira das Chagas Ana Paula Malcher Azevedo Taís Santos da Paixão e Silva
Geopolítica: A Amazônia como centro de interesses.
Trabalho acadêmico apresentado no curso de Serviço Social da UNAMA, na disciplina Geopolítica da Amazônia, como parte integrante da avaliação referente a 2º NI da turma: 6SSN1, Orientador (a): Edgar.
Belém-PA
2014
Lúcio Flávio Pinto em seu texto “A Amazônia entre estruturas desfavoráveis”, aborda sobre a identidade da Amazônia, onde ele discorda de Berta Becker que diz que a Amazônia é uma região de fronteira e ele afirma que a Amazônia esta mais para uma região de ocupação do que de Fronteira.
Explora os interesses externos sobre a região por conta de estratégias que visavam o crescimento da nação e de certa forma com o detrimento da região. A Amazônia se torna aos olhos externos uma fonte de riqueza natural, onde uma grande reserva de minérios e minerais se concentram em um vasto território. O autor critica o governo brasileiro daquela época, por terem permitido tal exploração na região amazônica, gerando milhões de lucros para fora do Brasil.
A grande característica dessa fase, vamos dizer contemporânea, da Amazônia, é que ela deixou definitivamente de ser uma área de reserva, deixou de ser um elemento de utopias e passou a ser um elemento de negócios, um elemento dos processos produtivos. (PINTO, Lúcio. 1994)
Márcio Sousa em seu texto “Preservação regional, cabanagem e leseira: “Só é elite quem age contra os interesses da região”, onde ressalta a contextualização das formações das oligarquias local no período do Brasil colônia e nos interesses em ter um povo em meio a uma “leseira” (que é uma