Geomorfologia
PROJETO DE PRÁTICA
PROFª CAROLINA DORANTI TIRITAN
GEOMORFOLOGIA
CURITIBA
2011
CADERNO DE PRATICA
CURITIBA
2011
Introdução:
O relevo do Paraná se divide em: Planície Litorânea, escarpas Devoniana e da esperança, Primeiro Planalto ou Planalto de Curitiba, Segundo Planalto ou Planalto de Ponta Grossa e Terceiro Planalto ou Planalto de Guarapuava. A Planície Litorânea se estende entre o oceano Atlântico até a Serra do Mar. A Serra do Mar é à borda dos Planaltos. O Primeiro Planalto ou Planalto de Curitiba estende-se da Serra do Mar até a Escarpa Devoniana. E suas altitudes variam entre 800 a 1000 metros. O Segundo Planalto ou Planalto de Ponta Grossa estende-se da Escarpa Devoniana até a Escarpa da Esperança, mais conhecida como Serra Geral. Predominam as altitudes de 600 a 800 metros. Próximo a Escarpa Devoniana há cânions. Já mais perto da escarpa da Esperança o relevo é suavemente ondulado e uniforme. O Terceiro Planalto ou Planalto de Guarapuava tem altitudes médias de 1200 metros na Serra da Esperança e 300 metros nas margens do rio Paraná.
Na área de transição entre a Planície Litorânea e o Primeiro Planalto está a serra do Mar, um conjunto de blocos montanhosos que chegam a atingir grandes altitudes. Alguns desses blocos são a serra do Capivari Grande, a serra da Virgem Maria, a serra da graciosa e a serra do Marumbi.
O ponto mais elevado do Estado do Paraná é o Pico Paraná, com 1922 m de altitude. O ponto mais baixo é o Oceano Atlântico, com altitude de 0 metro.
Unidades de Relevo do Paraná:
http://pluridata.sites.uol.com.br/voos/02/pdr2.gif
CURITIBA
2011
Perfil do relevo do Paraná:
1-Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná;
2-Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná;
3-Planaltos e Serras do Atlântico Leste Sudeste;
4-Planície Litorânea.
http://1.bp.blogspot.com/_ppuNQyipQZM/TAV9vPuhKLI/AAAAAAAAAEc/2B5-LJVg4hQ/s320/Perfil+do+relevo+do+Paran%C3%A1.jpg