geometria
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.
Volume de formas geométricas
Volume de um paralelepípedo
O volume de um paralelepípedo é igual ao produto de suas três dimensões: comprimento, largura e altura (figura 11, ao lado). O volume de um paralelepípedo de dimensões a, b e c é:
V = a X b X c
Volume de um cubo
O volume de um cubo é igual ao produto de suas três dimensões: comprimento, largura e altura. Como os três comprimentos são iguais, tome um deles e o eleve ao cubo (figura 12, ao lado).
V = a3
Volume de um prisma
Prisma é um poliedro com duas bases paralelas formadas por polígonos iguais e faces laterais que são paralelogramos. Para calcular o volume de qualquer prisma, multiplique a área de sua base por sua altura (figura 13, ao lado). Se chamarmos de Abase a área da base e h a altura, a fórmula para o cálculo do volume será:
V = Abase X h
Volume de uma pirâmide
O volume de uma pirâmide é um terço do produto da área de sua base pela altura (figura 14, ao lado). A fórmula de cálculo é:
Vp = (Ab X h)/3
Volume de um cone
O volume de um cone é igual a um terço da área da base multiplicado pela altura (figura 15, ao lado). A base do cone é um círculo: sua área é calculada por r2 e a altura do cone é h. Portanto, seu volume pode ser calculado pela fórmula:
Vc = (PI X R² X h)/3
Volume de um cilindro
O volume de um cilindro é igual ao produto da área de sua base por sua altura (figura 16, ao lado). Se as bases do cilindro são círculos de raio r, a área de uma delas é r2 . O volume do cilindro é:
V = (PI)r2 X h
Volume de uma esfera
O volume de uma esfera é dois terços do volume de um cilindro com altura igual ao diâmetro da esfera e raio da base igual ao raio da esfera (figura 17, ao lado). A fórmula para calcular o volume de uma esfera de raio r é:
Ve = (4 X Pi X R³)/3