Geometria plana
Nordeste Cidadania.
A reprodução no todo ou em parte dos textos e imagens desse material somente pode ser feita após consentimento expresso do autor.
Redação: Anislany Correia Alves
Luilton Pires Almeida
Revisão: Everton Andrade Pereira
Atualizado em: Julho/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Pág. 4
AVALIAÇÃO FINANCEIRA
Pág. 5
Fluxo de Caixa
Pág. 5
Avaliação Patrimonial
Pág. 16
Avaliação Financeira preenchida
Pág. 28
Cálculos necessários para a Análise de
Pág. 29
Crédito
INTRODUÇÃO
Olá, como está? Agora você está iniciando o meu módulo preferido!
Avaliar bem a capacidade de pagamento de uma atividade, assim como analisar fatores como Necessidade de Capital de Giro ou calcular parcelas, é importantíssimo para seu bom desempenho como Assessor. Está preparado?
Calculadora, caneta e lápis na mão porque vamos começar!
Para avaliar a atividade de um cliente Crediamigo, o Banco do Nordeste criou uma avaliação financeira com regras e condições específicas para realização do fluxo de caixa e da avaliação patrimonial de um cliente. Caso você já tenha algum conhecimento sobre a contabilidade tradicional, certamente perceberá muitas semelhanças com metodologia aplicada na avaliação financeira, no entanto, verá também que há algumas diferenças.
Sugiro que não tente misturar o seu conhecimento atual com o que você aprenderá agora, mas entender que há uma forma diferente de se analisar o público-alvo do microcrédito. E lembre que a avaliação financeira é apenas um dos muitos fatores que devem ser analisados em um cliente.
5
AVALIAÇÃO FINANCEIRA
Fluxo de Caixa
O fluxo de caixa permite que o assessor, através de perguntas sobre as receitas e as despesas da atividade e do próprio cliente, defina sua capacidade de pagamento mensal do crédito. Possibilitará ainda a apuração da sua
Necessidade de Capital de Giro (NCG) para atividades do setor de serviços.
Para o correto