Geomatica 2
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
DISCILPLINA GEOMATICA II
Relatório – Prática 2
Francielly S. Mendonça – 11221EAB023
Maria Eduarda Nogueira Matos – 11221EAB002
Mariana Lopes de Menezes – 11221EAB013
Uberlândia
Janeiro/2014
INTRODUÇÃO
A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. Na cartografia, as representações de área podem ser acompanhadas de diversas informações, como símbolos, cores, entre outros elementos.
Para a prática da ciência cartográfica é de fundamental importância a utilização de recursos técnicos e o principal deles é a projeção cartográfica, que é definida como a representação da superfície terrestre em um plano, a representação da superfície terrestre em mapas nunca será isenta de distorções nesse sentido, as projeções cartográficas são desenvolvidas para minimizar as imperfeições dos mapas e proporcionarem maior rigor cientifico à cartografia, entre as principais projeções cartográficas estão: projeção cilíndrica, projeção cônica, plana ou azimutal e projeção de Mercator.
Além da projeção elementos tais como titulo, legenda, orientação, escala se fazem necessário para o estudo do mapa.
METODOLOGIA
A partir de observações de um mapa, localizado no bloco 1H do campos Santa Mônica – UFU, coletamos as características contida nele.
RESULTADOS
Características do mapa observado:
Legenda: Mapa do município de Uberlândia (2007)
Projeção cartográfica: universal transversa de Mercator
Escala: 1:2000
Figura 1: Mapa observado
Figura 2: Características do mapa observado