Luminotécnica
Luminotécnica:
Estudo da aplicação de iluminação artificial através dos quais se obtém melhor distribuição luminosa e proteção contra as intempéries utilizando-se para isso de lâmpadas e luminárias.
Tipos de Lâmpadas: Dividem-se em três tipos:
Incandescentes
Descargas
Estados Sólidos (LED)
Lâmpadas Incandescentes
Incandescentes para iluminação geral
Em locais que se deseja luz dirigida, portátil e com flexibilidade de ângulos de abertura do facho luminoso. Em residências é utilizada na iluminação geral de ambientes, em lojas para destacar as mercadorias e em processos de produção iluminação suplementar de máquinas em locais com problemas de vibração.
Quartzo (Halógenas)
Tipo aperfeiçoado de lâmpada incandescente consiste em um tubo de quartzo dentro dos quais existe um filamento de tungstênio e partículas de iodo, flúor e bromo adicionado ao gás normal.
Vantagem: vida mais longa, ausência de enegrecimento do tubo, alta eficiência luminosa
Desvantagem: intenso calor interno e por ser pressurizada pode ocorrer estilhaçamento inesperado causando acidentes
Outros tipos de lâmpadas Incandescentes
Lâmpadas do tipo germicidas, lâmpadas de luz negra, lâmpadas infravermelhas cada qual com sua utilização específica.
Lâmpadas de Descarga
Lâmpadas que por seu ótimo desempenho são indicadas para iluminação de interiores (escritórios, lojas, indústrias, etc). Lâmpadas que não permitem destaque perfeito das cores, utilizando-se, porém para melhor visualização do espectro de cores a lâmpada morna ou fria.
Lâmpada Mista
Menos eficiente do que a fluorescente, porém mais do que a incandescente. Utilizada quando é necessário melhora no rendimento da iluminação incandescente tendo como vantagem principal não utilizar nenhum equipamento auxiliar, bastando colocar no lugar da incandescente.
Desvantagem: Sua tensão é 220V
Vapor de Mercúrio
Utilizado em