geomagnetismo
A proposta desse trabalho é apresentar as teorias do magnetismo da terra, entender quais as propriedades do planeta que tornam esse fenômeno, tão importante para manutenção da vida na terra, saber como essa imensa esfera pode possuir um campo magnético tão impressionante do ponto de vista científico.
Inicialmente apresentando o conceito de geomagnetismo, e analisando o seu contexto histórico, apresentando também a bússola e como se orientar com ela, e outras funções do geomagnetismo, além de mostrar como o estudo dessa teoria ajuda a compreender a história da terra.
O Geomagnetismo é formado por vários fenômenos que resultam do poder magnético do interior da terra, esses fenômenos também são conhecidos como magnetismo terrestre.
Analisando o contexto histórico, um importante pesquisador do magnetismo terrestre foi Petrus Peregrinus de Maricourt, que iniciou suas pesquisas por volta do ano de 1269, baseando seus estudos na magnetita, que é um mineral magnético de óxido de ferro, ele decidiu esculpir o mineral em forma esférica, da qual aproximava pequenos ímãs, depois desenhou sobre a superfície do mineral as direções indicadas por eles, obtendo linhas que circundavam a esfera e interceptavam-se, em dois pontos, comparou seus resultados com a terra e chegou a conclusão que essas linhas assemelhavam-se as linhas longitudinais da terra, e interceptavam-se nos polos. Outro pesquisador importante foi Willian Gilbert, que foi o primeiro a afirmar que a terra é um imenso ímã, baseado nos estudos de Petrus Peregrinus de Maricourt, ele conseguiu aperfeiçoar as teorias existentes, e em 1600 é firmado o tratado denominado De Magnete, onde ele afirma que a terra apresenta um comportamento semelhante a um ímã.
Outro fator importante foi descoberto quando os cientistas começaram a medir a intensidade desse campo geomagnético, a partir desses experimentos em 1838 o cientista Carl Friedrich Gauss, concluiu que 95% do campo