GEOLOGIA
1.2 – São feições de uma rocha determinadas pela análise das principais características de seus minerais constituintes. Ex.ª: “Formas, dimensões e até a estrutura interna dela.”
1.3 – Esse elemento é formado pela solidificação, ou seja cristalização do magma, que é um liquido com alta temperatura, em torno de 700 a 1200 ºC, proveniente no interior do planeta. Os magmas quando cristalizados em grandes profundidades no interior da crosta, esfriam lentamente possibilitando que seus cristais se desenvolvam até atingir tamanhos que possam ser vistos a olho nu. (Rochas desse tipo, são denominadas rochas plutônicas.) Ex.ª: granito.
1.4 – Rochas magmáticas ou ígneas. Também sendo exemplo de basalto, riólito, diorito. Elas têm as seguintes características – (Origem: Magma, que é um material constituído por uma rocha fundida com bolhas de gases de cristais) – (Processo de formação: Arrefecimento e solidificação do magma) – Existe dois tipos como: Extrusivas e intrusivas, se contar com a particularidade. Sabendo que temos “Intrusivas cristalinas e extrusivas que tem textura amorfa ou vítrea.”
1.5 – Esses tipos de rochas têm suas origens nas transformações de outras rochas, em virtude da pressão e temperatura. Ex.ª: “Gnaisse – Formados a partir do granito”, “Ardósia – Originada da argila”, “Mármore – A partir da formação calcaria.” Rochas do tipo ígneas e metamórficas, essas rochas são denominadas cristalinas, tudo por causa da cristalização dos minerais que a formaram, ao contrário de outras do tipo sedimentar que são de formação mais recentes. Essas são encontradas em aproximadamente 5% da superfície terrestre. Temos esse conjunto de elementos sólidos que formam continentes e ilhas.
1.6 - Temperatura em que a rocha se encontra no momento.
1.7 - Os fatores básicos que regem os processos metamórficos são temperatura, pressão e