Geologia
A representação geoambiental é obtida através da análise integrada dos elementos do meio físico natural, cuja obtenção se dá perante o resultado do cruzamento de temas de declividade do terreno, solos, legislação ambiental, hidrológico e uso do solo.
Nesse sentido o mapeamento geoambiental se apresenta como ferramenta para gestão e organização do território, subdividido em bacias hidrográficas e caracterizado por permitir uma análise integrada de um número ilimitado de temas oriundos do meio natural ou social, o que traz grande contribuição ao debate ambiental, e estruturas de planejamento se propõe em realizar.
INTRODUÇÃO
O zoneamento geoambiental tem como objetivo a ordenação territorial do uso dos espaços, segundo suas características bióticas e abióticas (recursos naturais e qualidade ambiental, análise sócio-econômica e padrões de uso da terra).
Para haver um zoneamento territorial racional e viável, é imprescindível o conhecimento aprofundado do local selecionado. Aliado a isso deve se considerar o fato de que a sociedade atual está exigindo progressivamente uma melhoria na qualidade de vida, o que estar intimamente relacionada à qualidade do meio.
Um dos grandes problemas enfrentados pela ciência geográfica consiste na sua especialização em subáreas - geografia física e geografiahumana. Enquanto os geógrafos físicos relutam em entenderem os princípios da estruturação da sociedade, os cientistas humanos relutam em se familiarizarem com os princípios básicos dos sistemas naturais. O estudo das interações sociedade-natureza como uma totalidade são representativos da necessidade de superação deste problema, uma vez que se procura entender o movimento da totalidade através das contradições do movim ento de suas partes, com suas leis e ritmos próprios e que perfazem o espaço total. Desta forma, o objetivo deste trabalho é avançar na discussão quanto à complementaridade da abordagem Materialista Histórica com a análise geossistêm ica nos estudos