Geologia
O solo desprende-se e cai por gravidade para o sopé da montanha. O tálus é um exemplo de solo coluvionar embora seja mais granular que o colúvio tradicional.
SOLO ALUVIONAR
A água é o mais efetivo agente transportador. Geralmente o solo é transportado de montanhas ou regiões mais altas pelos rios e enxurradas. As partículas vão se depositando de acordo com seu diâmetro a medida que a velocidade de escoamento da água diminui. Desta forma a água é um agente transportador bastante seletivo sendo comum nas embocaduras dos rios solos muito finos cujas partículas (colóides) se depositaram devido a formação de flóculos pela ação da água do mar.
Um grave problema do mundo moderno são as enchentes. O escoamento superficial das águas, agindo como agente de erosão e transporte, contribui para aumentar o problema provocando o assoreamento dos rios. Deve-se registrar que a ação antrópica ligada ao desmatamento, é a causa principal do assoreamento (Leinz & Amaral, em seu excelente livro "Geologia Geral", citam que, a perda anual de solo em uma floresta natural é da ordem de 4 kg por hectare; a transformação desta floresta em pastagem aumenta esta perda para 700 kg por hectare e em uma plantação de algodão, para 38000 kg por hectare).
Tálus
material incoerente e heterogêneo que se acumula nas encostas e em seus pés, provenientes de material intemperizado e deslocado pela ação da gravidade. Normalmente um tálus é composto de inúmeros blocos de rocha, normalmente angulosos ou arredondados devido ao fenômemo da esfoliação esferoidal, imersos numa massa de argila e outros minerais de granulometria bem menor que a dos blocos. Eventualmente grandes blocos, de muitos metros de tamanho, podem também ser encontrados nestes depósitos.
Um depósito de tálus normalmente não contém estratificação, ou se a contém , esta é muito incipiente.
Como são grandes massas que se acumulam pouco a pouco, na medida que seu peso aumenta, este depósito inicia um