Geologia
Halrey Hiromi Kiota
Maitê Corrado Kyomen
Rodrigo Urbano da Silva
Vinicius Gomes Campos
Profª Carla Catarina Duarte Ait Bennasser
Bacharelado em Engenharia Civil – 5º E
Depto de Engenharia
Resumo
O presente trabalho consiste na importância do sistema de informação geografia (SIG) e alguns tipos de desastres naturais, tais como, tsunamis, atividades sísmicas e os movimentos de massa. O Sistema de Informação Geográfica (SIG), é um sistema computacional de informação que facilita a armazenagem, a analise e a manipulação dos dados geográficos, ou seja, dados que representam objetos e fenômenos em que a localização geográfica é uma característica importante, na qual a geometria e os atributos dos dados devem estar georeferenciados, isto é, localizados na superfície terrestre e representados numa projeção cartográfica. O sismo é um tremor no centro da terra, formado pela movimentação das placas tectónicas e das massas magmáticas, que criam ondas sísmicas provocando uma grande movimentação e acaba abalando e causando destruição com grandes terremotos e tsunamis. A magnitude destes tremores é medida pelo sismógrafo, e é utilizada uma escala para medir a grandeza deste fenômeno, são elas : a escala de Mercatelli e de Richter.
Palavras-chave: localização geográfica, georeferência, sismo, ondas sísmicas, escalas, SIG.
Introdução
Neste trabalho vamos falar sobre os sismos e as suas consequências, pretendemos também sensibilizar as pessoas para os perigos desta catástrofe natural.
O Sistema de Informação Geográfica (SIG ou GIS - Geographic Information Systemé um sistema de hardware, software, informação espacial e procedimentos computacionais que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.
O SIG é um tipo especial de sistema de informações. Os sistemas de informações são utilizados para manipular,