geologia
As rochas ígneas ou magmáticas são rochas solidificadas pelo resfriamento ou do magma. São influenciadas pela composição do magma e pela velocidade de resfriamento do mesmo. Entre as mais abundantes, temos o granito e o diabásio.
Processo formador da rocha: cristalização.
→ Plutônicas ou intrusivas: Originadas do resfriamento lento do magma a profundidades variáveis na crosta e no manto da terra. Granito.
→ Vulcânicas ou extrusivas: Formadas próximo á superfície da Terra ou extrudidas de vulcões em forma de lavas. Basalto.
MAGMA
É um material que se encontra no interior da Terra e que resulta da fusão dos materiais que o constituem. É formado por uma fusão de silicatos com proporções variadas de cátions (Si, O, Mg, Fe, Ca, Na, K entre outros) junto com íons metálicos.
Obs: Sílica dentro do magma serve para estudo das rochas.
LAVA: Material ígneo que alcança a superfície.
Propriedades de líquido: fluidez + mobilidade
As principais características do magma são:
Composição química, Temperatura, Viscosidade.
→ Temperatura - varia de 700 a 1200 ° C. Um dos fatores mais importantes no controle da temperatura é a composição do magma. Quando o magma é rico em Mg e Fe e pobre em Si, sua temperatura é mais elevada do que aqueles pobres em Mg e Fe e ricos em Si.
→Viscosidade – Propriedade que um fluido possui de resistir ao escoamento. Quanto mais viscoso menor a velocidade de deslocamento. Quanto mais rico em Si maior a viscosidade. Quanto mais quente o magma menor a viscosidade.
TIPOS DE MAGMA
→ Básico ou basáltico: Cerca de 50% de sílica; rico em óxidos de ferro, magnésio e cálcio; pobre em óxidos de sódio e potássio; poucos gases dissolvidos. Origina o basalto e o gabro.
→ Intermédio ou andesítico: cerca de 60% de sílica; bastantes gases dissolvidos. Origina o andesito e o diorito.
→ Ácido ou granítico: Mais de 70% de sílica; rico em óxidos de sódio e potássio; pobre em óxidos de ferro, magnésio e cálcio;