Geologia
1.1 Minerais – São elementos ou compostos químicos inorgânicos, no estado sólido, com composição química definida, cristalizado e formado naturalmente na terra ou em corpos extraterrestres.
1. São elementos ou compostos químicos inorgânicos - O termo inorgânico na definição de mineral impede que as substâncias puramente biogênicas sejam minerais. A pérola, o âmba, os recifes de corais e o carvão são algumas substâncias biogênicas que não podem ser consideradas minerais. São todos Mineralóides.
2. Composição química definida – Alguns poucos minerais têm uma composição química muito simples, dada por átomos de um mesmo elemento químico. São exemplos, o diamante, o enxofre e o ouro. A grande maioria dos minerais é formada por compostos químicos.
3. Cristalizado – As átomos constituintes de um mineral encontram – se distribuídos ordenadamente, formando uma rede tridimensional (o reticulo cristalino). Esta unidade que repete é a cela unitária que vai servi de base para construir a reticulo cristalino onde cada átomo vai ocupar uma posição definida dentro da cela unitária.
4. Formado naturalmente na terra ou em corpos extraterrestres – Quando usamos o termo “naturalmente” na definição de mineral, indicamos que as substâncias devam ocorrer espontaneamente na natureza.
1. Mineralóides - São compostos que não se encaixam na definição de Mineralogia, seja porque são compostos orgânicos (decomposição de vegetais ou animais) ou porque não possuem a estrutura cristalina.
2. Rocha - É um agregado natural, coerente, multigranular de uma ou mais espécies minerais. Podendo conter ainda, matéria orgânica e matéria vítrea.
3. Minérios – É utilizado quando o mineral ou a rocha apresenta uma importância econômica.
1. Os minerais.
1. Sistemas cristalinos: Sistema cúbico (isométrico), sistema tetragonal, sistema hexagonal, sistema ortorrômbico, sistema monoclínico e sistema triclínico.
2.