Geologia
2. A origem de seu nome vem do grego (meta = forma, mórficas = mudança). São rochas que tiveram sua estrutura modificada por fatores como pressão, temperatura.
3. Para que se processem os reajustamentos de uma rocha metamórfica, é necessária a intervenção de condições físicas propícias à formação de novos minerais e estruturas e impróprias para a persistência dos elementos da rocha primitiva. Os fatores básicos que regem os processos metamórficos são:
Temperatura
As rochas ficam submetidas a temperaturas que provocarão diversas alterações, embora essas temperaturas não sejam suficientes para fundir as rochas. Portanto, a temperatura favorecerá reações químicas entre minerais aumentando assim a vulnerabilidade das rochas que serão sujeitas a pressões.
Pressão
As rochas encontram-se a diferentes profundidades, e, desta forma, sujeitas a pressões variadas. Os reajustamentos do metamorfismo processam-se sob a influência da pressão da carga das rochas subjacentes.
Fluidos metamórficos
Nos intervalos das rochas predominam diversos fluidos que são importantes e frequentes nas rochas de baixo metamorfismo. Esses fluidos têm a capacidade de dissolver os componentes químicos dos minerais necessárias às reações químicas e na sua ausência a velocidade das reações é muito reduzida.
Tempo
O tempo é importante na influência que tem sobre a obtenção de equilíbrio nas reações químicas. Somente a longa duração do processo de reorganização mineralógica torna possível que as reações químicas se verifiquem de modo a obter associações de fases em equilíbrio.
4. Os processos metamórficos ocorrem em geral associados a processos tectônicos, esses processos provocam modificações nas condições