Sociologia
PROFESSORA: LIDIA VASCONCELOS
ALUNO: ANTONIO GILENO SILVA - MAT. 1210784
2º SEMESTRE - DIREITO - NOITE
RELAÇÃO ENTRE O FILME "TEMPOS MODERNOS" E O TEXTO "OS CORPOS DÓCEIS"
> O FILME
Retrata a vida urbana dos Estados Unidos da América na decada de 30, logo depois da crise de 1929, quando a sociedade norte americana viveu um alto indice de fome e desemprego.
Estrelado por Charlie Chaplin , que vive um operário que é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado em meio a uma crise generalizada.
Percebe-se que o filme faz críticas tanto a modernidade quanto ao capitalismo, que na trama é representado pelo modelo de industrialização, onde o trabalhador perde totalmente o valor diante do poder do capital visado pelo empregador.
> FILME - TEXTO (Relação)
Lendo-se o texto " Os corpos dóceis" de Michel Foucault e vendo o filme de Chaplin "Tempos Modernos", de cara encontraremos inumeras relações relevantes entre ambos.
A imagem de ovelhas entrando em currais comparada a de homens entrando nas industrias, as quais são apresentadas logo no início do filme, remota ao que é dito por Foucault em seu texto, ou seja, de que o operário, assim como os animais, são disciplinados, executando apenas movimentos repetitivos, sem usar sua subjetividade. Em relação a isso, Chaplin, já no final do filme, na cena onde se apresenta de forma improvisada como cantor em um restaurante, tenta mostrar que é possivel agradar quando se deixa de agir de forma motorizada e se apresenta de um maneira individual, solta das amarras da disciplina.
Diante do contexto apresentado, o corpo dócil, ou seja, aquele que pode ser transformado, utilizado, submetido ou aperfeiçoado é o visto como ideal para o trabalhador, ou seja, aquele que apenas segue os movimentos da máquina, sem fazer qualquer questionamentos.
No filme se vê ainda uma vigilância que gera controle