geologia
Trata-se da maior reserva subterrânea de água da América do sul e uma das maiores do mundo, que se estende aproximadamente por 1,2 milhões de km. E que seria capaz de atender a uma população de 360 milhões de pessoas .
Mas essa área extensão é dividida em quatro países o Uruguai, Paraguai, Argentina e Brasil. E é no nosso país em que se encontra a maior parte do aquífero cerca de 840 mil km de extensão , ele passa pelas regiões do sul,sudeste e centro-oeste.
O Aquífero Guarani começou a se formar entre 245 e 144 milhões de anos atrás, quando havia na região centro-sul da América do Sul, mais especificamente na bacia do rio Paraná uma região desértica na qual estavam depositadas camadas de areia. Sua formação geológica é arqueada para baixo devido ao peso do derrame de basaltos ocorridos entre 135 e 120 milhões de anos quando da separação dos continentes.
As bordas desse arco se afloram à superfície e é nessa região que ocorre a recarga do aquífero. Aproximadamente, essa área coincide, em partes, com o relevo de cuestas que corta o estado de São Paulo numa linha nordeste sudoeste. Passando pelas regiões de Botucatu, São Carlos, Ribeirão Preto, dentre outras. Nas margens do aquífero a erosão expõe pedaços do arenito, são os chamados afloramentos e é por aqui que a chuva entra e também por onde pode acontecer a contaminação dele.
A rocha do aquífero é um excelente armazenador de água de água, os poros dessa rocha possuem boa comunicação, o que possibilita uma maior facilidade na exploração desse recurso. Para se ter uma idéia das águas subterrâneas, elas correspondem a 97% de toda água doce líquida do mundo e apresentam alto grau de pureza visto que as rochas e o solo que as recobrem normalmente agem como filtros.