trabalho
MATERIAL CERÂMICO
RESUMO
Anderson Magalhães Turques - Matr.: 2012.02.353.95-4
Diego Peres Melo – Matr.: 2012.02.251.93-5
Hudson Rodrigues de Oliveira – Matr.: 2012.02.122.65-5
Maria Renejeara Batista de Araújo – Matr.: 2012.02.388.91-4
RIO DE JANEIRO
2013
RESUMO
Propriedades tais como a facilidade de conformação, baixo custo e densidade, resistência à corrosão e às temperaturas elevadas, fizeram com que os materiais cerâmicos tradicionais conquistassem posições de relevo em diferentes setores industriais e artísticos. Algumas destas propriedades, nomeadamente, a resistência à corrosão e a temperaturas elevadas, fascinaram muitos industriais, no sentido de produzirem peças técnicas nestes materiais, os cerâmicos de Engenharia. Contudo, todos os esforços desenvolvidos depararam com o mesmo problema, a fragilidade destes materiais. Isto originou uma intensa agitação a nível mundial no sentido de descobrir formas de “enganar” as fissuras e, apesar de terem sido já alcançados valores notáveis de tenacidade, estes valores são ainda insuficientes para muitas aplicações técnicas.
Sabemos que as primeiras cerâmicas surgiram no período Neolítico, conhecida como Pré-História. Os homens chamados Neandertal, criaram seus primeiros objetos cerâmicos à se adaptar com seu modo de vida, tanto para utilizar, quanto artisticamente.
Também após o descobrimento do fogo, aperfeiçoaram as técnicas e a durabilidade desses materiais. Assim foi acompanhando o progresso de várias civilizações.
A cerâmica ganhou um papel fundamental na história das civilizações, a partir da Revolução Industrial, foram descobertas o uso de novas técnicas e foram usadas máquinas, passando assim de cerâmica artesanal para industrial.
Após a Segunda Guerra, houve um aumento de produção, ocasionando assim o desenvolvimento, junto com ele, novas técnicas. Hoje em dia, graças à tais transformações, todos nos