geologia
A praia de Lavadores localiza-se a sul da foz do rio Douro. Situa-se na orla costeira da freguesia de Canidelo, no Concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.
Este sector costeiro apresenta uma riqueza, diversidade e clareza geológica e geomorfológica que o torna num local privilegiado para o estudo e divulgação das ciências da Terra. As diversas litologias que podemos encontrar, a abundância e diversidade de formas e relevos relacionados com a dinâmica externa da Terra, tornam a praia de Lavadores uma área privilegiada do ponto de vista científico.
Nesta região aflora um maciço granítico com características bem definidas e que se estende pelas regiões do Canidelo, Madalena e Valadares. É um afloramento alongado, com orientação NW-SE, com cerca de 25 km de comprimento e 4 km de largura máxima. Aparece também em retalhos a norte do rio Douro.
Este afloramento ígneo tem início no Cabedelo, estendendo-se para Sul onde contacta bruscamente com gnaisses leucocratas (praia das “Pedras Amarelas”). O granito de Lavadores pode ser descrito, quanto à sua textura, como sendo uma rocha rósea, porfiróide, holocristalina, fanerítica de grão médio a grosseiro, essencialmente metaluminosa, sub-alcalina de origem dominantemente mantélica.
Observações
Durante a Aula de Campo foi possível observar in situ estruturas geológicas de origem magmática, metamórfica e sedimentar. Através desta aula de campo conseguimos rever conceitos de geologia leccionadas em aulas e conhecer aspectos da história geológica da região e para isso ocorreram 3 paragens:
1ªparagem: Paragem em que se observou ambiente magmático em que foi possível observar com mais pormenor algumas particularidades desta zona essencialmente granítica;
2ªparagem: Paragem em que se observou ambiente metamórfico (zona da Ossa Morena) em que se pode verificar a actividade geológica terrestre comprovada pela existência de rochas metamórficas;
3ªparagem: Paragem em que se observou ambiente sedimentar