dicersidade etnocultural
1060 palavras
5 páginas
LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊSDentro da questão da etnografia urbana, onde estudamos a fundo todo o processo, a evolução os problemas e devidas soluções, por assim dizer, mas especificamente na cidade de SÃO PAULO, que é uma metrópole, assim como as demais grandes cidades do mundo, convivem com problemas semelhantes, independente de seu país.
São Paulo como exemplo, nasceu, como a maioria dos grandes centros, de forma acelerada, apenas inflando seu espaço territorial, e centralizando, ou estipulando áreas de crescimento, de algumas determinadas áreas, como industrial.
Tendo em vista a questão da deficiência politico social, que nos arrasta por um gigantesco, abismo, a cidade foi se desenvolvendo, de forma rápida sem planos de ações condizentes, as necessidades, sociais em sua volta. Dessa maneira, com crescimento desordenado, sem políticas públicas eficazes capaz de suprir as necessidades dos cidadãos, de maneira correta, temos os já conhecidos problemas: densidade demográfica desnorteada, população, sem acesso á transporte público eficaz, logo gerando imensos congestionamentos, um colapso na saúde publica que “ literalmente chuta os pacientes” .
Temos ainda a enorme ineficácia da policia em nos proteger e servir, o que hoje em dia nós que temos que nos proteger deles, as escolas abandonadas em algumas determinadas zonas periféricas em fim, há um colapso social, político econominco, que envolve toda a população que quase sempre as de baixa renda sofrem a consequência, desse desiquilíbrio que é gerado pela falta de estrutura e planejamento nos crescimentos das grandes cidades.
Ainda citando um exemplo clássico a região do Morumbi em São Paulo, região de classe média alta, altíssima por sinal, ali se encontra grandes empresários, pessoas influentes, etc. E bem ao lodo geograficamente falando existe um conglomerado de favelas, onde pessoas vivem em uma condição de miséria, é triste ver poucas pessoas sobrevoando os céus da cidade, enquanto outras lutam, literalmente