geologia
Mineralogia – GM-861
GM-
O que vamos estudar nessa etapa do curso
Mineralogia
Cristaloquímica, ramo da mineralogia que se ocupa da química dos minerais em íntima ligação com as suas característica físicas e estruturais.
Sistemática/Classificação/Propriedades dos
Sistemá tica/Classificaç minerais Fundamentos de cristaloquímica, e cristaloquí mineralogia física fí Prof. Wanilson Luiz Silva
Unicamp-IG-DGRN
Bibliografia Recomendada
DANA, J. D. (1981). Manual de Mineralogia. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos, 2 vols.
KLEIN, C. ; HURBULT JR., C.S. (1993) Manual of Mineralogy. 21a Ed. after J.D. Dana. New York,
John Wiley & Sons. 681 p.
Ilustrações de técnicas mineiras (explotação mineral) apresentadas na obra célebre “De Re Mettalica” de
Georgious Agricola (1556).
A cristaloquímica começou com Goldschmidt (1926) que formulou os princípios gerais que regem a estrutura dos cristais (empilhamento regular de átomos, íons ou grupos mais complexos).
Mineralogia física – descrição das propriedades físicas dos minerais, utilizada como base de identificação das diversas espécies e variedades de minerais.
A organização sistemática dos minerais em classes baseia-se em critérios meramente químicos, considerando o ânion dominante ou o radical aniônico e foi proposta por Dana no seu célebre System of Mineralogy (1850). Atualmente é a classificação mais aceita.
O que pode ser considerado como mineral?
Processos
Processos
naturais naturais Fórmula
Fórmula
química química definida definida (não fixa)
(não fixa)
O que pode ser considerado como mineral?
• Carvão fóssil (muitas vezes chamado de carvão mineral), fó petróleo...? petró • Calcita (carbonato de cálcio) resultante da atividade de cá algas...?
• Cálculos renais, popularmente conhecidos como "pedras renais, nos rins", formados quando a concentração de alguns concentraç componentes da urina (ácido úrico, cálcio,