Geologia
Mineral é uma substância sólida natural, inorgânica e homogênea, que possui composição química definida e estrutura atômica característica. Na natureza, os minerais se formam por cristalização, a partir de líquidos magmáticos ou soluções termais, pela recristalização em estado sólido ou, ainda, como produto de reações químicas entre sólidos e líquidos. Rocha é um corpo sólido natural, resultante de um processo geológico determinado, formado por agregados de um ou mais minerais, arranjados segundo as condições de temperatura e pressão existentes durante sua formação. Também podem ser corpos de material mineral não cristalino, como o vidro vulcânico (obsidiana) e materiais sólidos orgânicos, como o carvão.
2ª Questão – Em problemas de engenharia envolvendo rochas, um aspecto importante a ser considerado é a distinção entre rocha e maciço rochoso, destacando ainda, o conceito de descontinuidades. Portanto, qual a diferença de rocha para maciço rochoso?
A rocha é um conjunto (agregado) natural de um ou mais minerais. Já o maciço rochoso é definido como o conjunto formado pela matriz rochosa e por todas as descontinuidades nela contidas, isto é um conjunto de blocos de rocha justapostos e articulados.
3ª Questão – Os minerais possuem propriedades que ajudam a classificá-los e que são importantes para a engenharia, sobretudo no que diz respeito à resistência das rochas. Cite e explique 3 propriedades dos minerais. Além disso, explique como, pelo menos uma dessas propriedades pode interferir na resistência de uma rocha.
Cor: Está relacionada com defeitos estruturais, composição química ou impurezas contidas no mineral.
Dureza: resistência do mineral ao risco ou abrasão. É medida pela resistência que a superfície do mineral oferece ao risco por outro mineral ou por outra substancia qualquer. A determinação desta propriedade é referida a uma escala padrão de dez minerais, conhecida como Escala de Mohs.
Tenacidade: