geologia
Centro de Educação Tecnológica (Curso Técnico em Mineração 1)
TRABALHO DE GEOLOGIA
WESLEY CARLOS COELHO ROSA
CONGONHAS 2014
Introdução
No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia do 10ºano, foi-nos proposta pôr em prática uma atividade laboratorial, com os objetivos de se observar, caracterizar, classificar e descrever várias rochas que se classificam em três grandes grupos: rochas sedimentares, magmáticas e metamórficas.
Foi-nos proposta esta atividade, visto que iniciamos um novo capítulo “As Rochas”, cuja sua história é, muitas vezes, rica e variada. Na verdade, a Terra, ao contrário do que se possa julgar, é um planeta “vivo”, pois se encontra em constantes transformações, quer interna quer externa. Algumas destas transformações são perceptíveis à escala humana, por exemplo, a atividade de um vulcão. Outras, por serem tão lentas, como a erosão, apenas provocam modificações tão pequenas que são assinaláveis passados alguns anos ou mesmo milhões de anos.
Geologia é a ciência que estuda a Terra, a sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma.
Em geologia, Rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais ou mineralóides. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera é constituída por rochas. O estudo científico das rochas é chamado de petrologia, um ramo da geologia. Os termos populares pedra e calhau referem-se a pedaços soltos de rochas, ou fragmentos.
Para ser considerada como uma rocha esse agregado tem que ter representatividade à escala cartográfica (ter volume suficiente) e ocorrer repetidamente no espaço e no tempo, ou seja, o fenômeno geológico que forma a rocha ser suficientemente importante na história geológica para se dizer que faz parte da dinâmica da