Geologia
Estratigrafia
Liceciatura de Ciências da Natureza
Trabalho efectuado por:
Joana Alves n.º 16071
Exercício 3- Estratigrafia
Legenda
Conteúdo fossilífero
turritelídeos
fragmentos de conchas
lamelibrânquios ostraídeos restos de vegetais
raízes
Litologia
argilito
argilito arenoso
argilito margoso
arenito argiloso
arenito margoso
areia argilosa micácea concreções carbonatadas
Composição Fundamental fracção arenosa fracção silto-argilosa fracção carbonatada
Composição da Fracção Argilosa 50%
5%-20% vestígios 20%50%
História geológica
Inicialmente ter-se-ão depositado finas particulas de argilas e margas que devido à subsidência, deram origem a uma camada de 0,50 metros de argilitos margosos. A fracção argilosa é constituida, predominante, por minerias micáceos Esta camada indica-nos um meio de baixa energia e alta profundidade.
Sobre esta primeira camada, ocorreu a deposição de arenito com algumas evidências de argila e de precipitação de carbonato de cálcio, formando assim uma camada de 0.3 metros de espessura. Verifica-se que a granulometria da camada aumentou em relação á anterior, o que nos induz a afirmar que o nível energético do meio aumentou, logo a profundidade diminuiu. Relativamente ao conteúdo fossilífero, verificamos que existem fragmentos de conchas depositados, por este facto, podemos deduzir, que se trata de um ambiente marinho.
A passagem para a terceira camada é descrita por uma suprefície de descontinuidade ondulante e bastante evidênciada que nos informa que houve uma oscilação do nível do mar dando-se uma