maxismo
Concepções:
- Infra-estrutura (realidade econômica);
- Superestrutura (idéia, direito, moral, religião etc.);
- A técnica comanda as estruturas jurídicas;
- Concepção da mais-valia e do valor-trabalho;
- Materialismo histórico;
- Autor do "Manifesto Comunista" de 1848 e do livro "O Capital" em 1867, este em cooperação com F. Engels.
Resumido: Marxismo:
É o conjunto de concepções elaboradas por Karl Marx e Friedrich Engels (1820-1895) que, baseadas na economia política inglesa do início do séc. XIX, na filosofia idealista alemâ (especialmente Hegel), e na tradição do pensamento socialista inglês e francês (o chamado "socialismo utópico"), influenciaram profundamente a filosofia e as ciências humanas da Modernidade, além de servir de doutrina ideológica para os países autodenominados socialistas.
Positivismo:
Sistema criado por filosofo francês Auguste Comte (1798-1857), e desenvolvido por inúmeros epígonos, que se propõe a ordenar as ciências experimentais, considerando-as o modelo por excelência do conhecimento humano, em detrimento das especulações metafísicas ou teológicas > filosofia positiva; comtismo.
Resumido:
Segundo essa corrente filosófica (o positivismo), a humanidade teria passado por estádios sucessivos (teológico e matafísico) até chegar ao ponto superior do processo, caracterizado pelo conhecimento positivo, ou cientifico.
O Positivismo é responsável pela tradição de forte valorização da ciência - o cientificismo-, enfatizando seu poder em conhecer a realidade e agir sobre ela.
Sua influência sobre as ciências humanas determinou a tendência naturalista, que pretende, na medida do possível, aplicar também nelas o método das ciências da natureza