Processadores Amd
O microprocessador, popularmente chamado de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Todos os computadores equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções. O primeiro microprocessador comercial foi inventado pela Intel em 1971 para atender uma empresa japonesa que precisava de um circuito integrado especial. A Intel projetou o
4004 que era um circuito integrado programável que trabalhava com registradores de 4 bits, 46 instruções, clock de 740Khz e possuía cerca de 2300 transistores.
Como grande concorrente da Intel, a AMD aparece inicialmente como fabricante de microprocessadores da linha x86 alternativa,mas a partir de certo momento deixou de correr atrás da Intel e partiu para o desenvolvimento de sua própria linha de microprocessadores.
A evolução tecnológica envolvida é surpreendentemente grande, de microprocessadores que trabalhavam com clock de dezenas de kHz e que podiam processar alguns milhares de instruções por segundo, atingiu-se clocks na casa dos 4 GHz e poder de processamento de dezenas de bilhões de instruções por segundo.
A complexidade também cresceu: de alguns milhares de transístores para centenas de milhões de transístores numa mesma pastilha.
O CPU tem como função principal unificar todo o sistema, controlar as funções realizadas por cada unidade funcional, e é também responsável pela execução de todos os programas do sistema, que deverão estar armazenados na memória principal.
2. HISTÓRIA
Em 1976, ano no qual a AMD e Intel assinam seu primeiro acordo de troca de licenças, por meio do qual concordam em licenciar para a outra parte todas as patentes que cada uma das empresas detém.
Nessa época a Intel já tinha criado o microprocessador 8085 de 2 MHZ e a AMD tinha um clone do 8080, o antecessor.
A partir desse momento começa uma parceria de sucesso que depois vai culminar em uma das maiores competições do mundo da