Geologia
A rocha artificial comumente conhecida como pedra industrializada ou pedra composta, é produzida por 95% de agregados naturais, ou seja, é considerado praticamente um material natural. Os agregados que compõe a Pedra Artificial podem ser constituídos por – partículas de mármores, granito triturado, areia de quartzo, cristais de vidro como sílica ou óxido de silíco (SiO2) e demais compostos – que são misturados juntamente com agentes aglutinantes, como a resina de poliéster, por exemplo, que dependendo do agregado principal origina-se o tipo de Pedra Artificial.
Dentre os tipos de rocha artificial podemos destacar produção realizada através de partículas de mármore e resina de poliéster, conhecida como Mármore Composto, a de produção à base de cristais de vidro conhecido como Superfície Cristalizada de Vidro, e por fim a produção realizada por agregados de quartzo e granito triturado, conhecida como Superfície de Quartzo.
A superfície de rocha artificial à base de mármore proporciona uniformidade de cor e textura, devido a partículas de mármore natural em sua composição.
Resultado das Lâminas
Amostra 01: * Forma dos grãos: irregular; esférico; discoidal * Seleção dos grãos: muito selecionada * Arredondamento: Alta (bem arredondado)
Amostra 02: * Forma dos grãos: pouco discoidal * Seleção dos grãos: bem selecionadas * Arredondamento: alta (bem arredondada).
Amostra 03: * Forma dos grãos: baixa esfericidade; * Seleção dos grãos: bem selecionados * Arredondamento: pouco arredondada.
Resultado da experiência
Ao adicionar 20ml de Ácido Acético numa determinada rocha artificial observa-se mais de 70% de reação de Carbonato, á mais de 1min num término de quase, 80s.
Conclusão
Ao término desse experimento foi observado que a rocha analisada é uma substancia muito instável e rapidamente se decompõe em dióxido de carbono e água.
Bibliografia
* Apostila