Técnicas de negociação
1) ORIGEM DA TEORIA DOS SISTEMAS NO CAMPO DA ADMINISTRAÇÃO
As teorias administrativas abordadas pelos pesquisadores clássicos e humanistas foram criticadas por ignorarem o relacionamento entre a organização e seu ambiente externo, diante dessa situação os administradores se esforçaram para poder entender o motivo da critica.
Fazendo-se uma análise da teoria da administração podemos destacar algumas refêrencias de ideias sobre esse sistema chamado de teoria de sistemas (TS):
Para Frederick Taylor que era o pai da organização científica sistematizava a seleção dos trabalhadores e as condições de trabalho;
Henry Fayol já via administração como um segmento de várias tarefas mas para um único objetivo comum;
Elton Mayo defendia a empresa como um sistema social, composto de seres humanos e suas relações interpessoais;
Mary Follet já pensava em redução de conflitos entre os funcionários, propunha interatividade entre eles;
ChesterBarnard defendia o equilíbrio entre as comunicações formais e informais na empresa.
O biólogo Bertalanffy lançou em 1937 a teoria dos sistemas (TS), devido a um estudo de metabolismo, o crescimento e a biofísica do organismo. Percebeu que com o decorrer dos tempos já não se tratava mais as coisas com tanta convicção, para ele a tecnologia e a sociedade tinham se tornando complexas, com isso surgiu diversas ideias para formar sua teoria.
Para Chiavenato, “com o advento da TGS, tornou-se evidente e indisfarçável a natureza sistêmica das organizações em geral e das empresas em particular”. Sua visão está baseada em uma busca sistemática de justiça e ordem no universo. Para ele a TGS (teoria geral dos sistemas), não deveria buscar solucionar problemas e sim produzir teorias que pudessem ser aplicadas na realidade, em que vivenciamos hoje em dia.
Para Martinelli, já a TGS fornece uma perspectiva essencial para desenvolver as ciências sociais e estudar as organizações.
Nessa visão o objetivo da