Geologia- Minerais
Minerais
Agronomia 2° período
Alunos: George Tavares
Nayara de Lima Santos
Zanal Alves
Minerais
Minerais: são elementos ou compostos químicos com composição bem definida, cristalizados e formados naturalmente por meio de processos geológicos inorgânicos, na Terra ou em corpos extraterrestres. Podem (ser constituídos por um único elemento químico, ex.: ouro, platina, cobre, diamante) ou por uma combinação deles, ex.: quartzo – SiO2.
Como os seres vivos as espécies minerais foram sendo descobertas e descritas ao longo do tempo; muitas espécies minerais foram descobertas no Brasil. A Associação Internacional de Mineralogia (IMA) estabelece os critérios para que as substâncias sejam ou não consideradas minerais e para que as espécies descobertas possam ser reconhecidas.
A identificação de um mineral é pela observação de algumas de suas propriedades: Hábito Cristalino, forma geométrica externa, habitual, exibida pelos cristais dos minerais. Os mais comuns são: Laminar,
Prismático (alongado), Fibroso, Acicular, Tabular, Equidimensional.
Algumas das propriedades mais utilizadas na identificação direta dos minerais são as seguintes:
COR
A cor de uma substância depende da absorção seletiva da luz por ele refletida ou transmitida. A cor dos minerais deve ser sempre observada em fratura fresca (sem alteração). Quanto a cor os minerais se dividem em: Idiocromáticos: apresentam cor própria, constante, inerente à composição química; Alocromáticos: quando puros são incolores
(acróicos) e assumem diversas cores em função da presença de impurezas, variações na composição química ou imperfeições no retículo cristalino.
BRILHO
É a capacidade de reflexão da luz incidente. Distinguem-se minerais de brilho: Metálico: aparência brilhante de metal;
Não-Metálico: vítreo, sedoso, gorduroso, resinoso, etc.
FRATURA E CLIVAGEM
A fratura é a superfície de quebra dos minerais, podem ser plana ou concóide (ou