Geologia Minerais
RELATÓRIO DE GEOLOGIA: MINERAIS
ABRIL DE 2015
ITAJUBÁ, MG
RELATÓRIO DE GEOLOGIA:
MINERAIS
Relatório acadêmico apresentado à disciplina Geologia Geral (GEO 302) após o primeiro laboratório pratica do curso de Licenciatura em Química da Unifei.
Professor: Ivan Felipe Silva dos Santos
ABRIL DE 2015
ITAJUBÁ, MG
1. INTRODUÇÃO Para conhecer e estudar a Terra é necessário antes conhecer as características dos materiais que a compõem principalmente os mais superficiais. A superfície terrestre há materiais inconsolidados, como solos de jardim, areia da praia, e rochas consolidadas, ambos constituídos por associação de minerais.
Minerais são elementos ou compostos químicos com composições definidos dentro de certos limites, cristalizados e formados naturalmente por meio de processos geológicos inorgânicos. A composição química e a cristalização fazem com que o mineral seja único e assim receba um nome característico.
Alguns poucos minerais tem composição química muito simples, dada por átomos de mesmo elemento químico. Exemplo diamante, enxofre e ouro. A grande maioria é formada por compostos químicos que resultam da combinação de diferentes elementos químicos: sua composição química pode ser fixa ou variar dentro de limites bem definidos.
O mineral tem um arranjo atômico interno tridimensional, gerando uma repetição de uma unidade atômica ou iônica fundamental que já tem as propriedades do mineral inteiro. Essa unidade que repete é chamada de cela unitária.
Quanto a formação natural na definição de mineral, indica-se que as substâncias devem ocorrer naturalmente na natureza. E sendo assim substancias sintéticas, ou produtos de combustão e formação com matérias artificias, não são considerados minerais, apesar de apresentarem todas as características dos seus equivalentes naturais.
A