Geologia Minerais
1) Quais as origens dos minerais? Explique-as
R: Se originam a partir de resfriamento de magmas, devido a transformação mineralógica ocasionadas por temperatura e pessão e também pela ação do intemperismo sobre minerais pré-existente e por fim por precipitação química.
2) Explique o motivo pelo qual alguns minerais não apresentam clivagem.
R: Alguns minerais, não apresentam clivagem. Neste caso, a ausência de clivagem é uma caracterítica diagnósticada, aliada ao tipo de fratura que o mineral apresenta. O tipo de fratura não é uma propriedade tão definida, mas uma tendência a morfologia do rompido apresentada por certos minerais. Ex. fratura conchoidal do quartzo.
3) Como é possivel diferenciar um piroxênio/anfibólio de uma biotita se ambas são minerais preto.
R: Em função de seus componentes químicos, brilho e clivagem. Sendo Piroxênio/Anfibólio: CaFeMg; vítreo; perfeita e Biotita:FeMg; micácio; proeminente.
4) Explique de que forma o empacotamento dos átomos pode influênciar na densidade relativa dos minerais.
R: Densidade relativa: Razão entre a massa específica de um mineral e a massa específica da água destilada a 4°C, ou, em outras palavras, é o número de vezes que um certo volume de um mineral é mais pesado do que o mesmo volume de água destilada a 4°C. A densidade relativa de um mineral depende de sua composição química e de sua estrutura cristalina. Minerais compostos por elementos de peso atômico elevado tem densidade relativa elevada. Um carbonato de chumbo tem densidade maior do que um carbonato de cálcio.
Um exemplo clássico da influência do grau de empacotamento dos átomos na densidade relativa é dado pelo diamante e grafita. Ambos são compostos polimorficos de carbono, mas a densidade do diamante é 3,5 e da grafita 2,2.