Geohistoria
Rochas sedimentares: são rochas compostas por materiais transformados, formadas pela acumulação e consolidação de matéria mineral pulverizada, depositada pela acção da água, e em menor quantidade, do vento ou do gelo.
A disposição das rochas em horizontes e paralelas não é obra do acaso. É o resultado da deposição lento e sucessivo dos sedimentos que se vão acumulando e que atingem alturas significativas ao longo do tempo.
1- Origem das rochas sedimentares
As rochas sedimentares ocupam uma posição modesta na constituição da crosta terrestre, pois representam apenas 5%do seu volume. No entanto, recobrem uma extensa superfície, ocupando mais de 75%da área dos continentes.
A génese das rochas sedimentares implica duas etapas fundamentais que são:
- Elaboração de matérias que as vão constituir, ou sedimento génese.
- Evolução posterior dos sedimentos, ou dia génese
Na génese das rochas sedimentares estão implicados diferentes processos geológicos, desde a alteração ou meteorização das rochas que fornecem as matérias até ao transporte e sedimentação dessas matérias. Intervêm ainda processos conducentes à evolução dos sedimentos.
A formação das rochas sedimentares ocorre à superfície do Globo ou próximo dela, em regra, em interacção com a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera.
1.1- Sedimentogénese-formaçào de sedimentos
A história das rochas sedimentares começa com a elaboração das matérias que vão entrar na sua constituição. Esses constituintes são basicamente de três categorias que são:
Sedimentos detríticos ou clastos: são fragmentos de dimensão variadas, desde partículas de pequeníssimas dimensões até grandes blocos, resultantes da alteração das outras rochas.
Sedimentos de origem química: são resultantes da precipitação de substancia dissolvida na água.
Sedimentos biogénicos: são compostos em regra por restos de seres vivos,