Trabalho
Realizamos este trabalho mediante pedido da professora Elizandra, efetiva na disciplina de Arte. Estudamos em sala de aula os monumentos e a arte do mundo antigo, como as pirâmides e templos erguidos pelos egípcios. Passamos então para a cultura grega e por fim a cultura romana e greco-romana que adquire grande influência de outras culturas, principalmente a grega, pois o Império Romano nada mais foi que a junção de várias culturas e etnias.
Iremos estudar nesse trabalho as artes Cristã e Bizantina e a Idade Média, mas o que foram essas artes? Em que campo artístico atuaram? E qual a ligação destas com a Idade Medieval?
A Arte Cristã foi o desenvolvimento da arquitetura das igrejas e pinturas expostas dentro destas e foi aperfeiçoando-se e modificando-se com o passar do tempo, esse movimento iniciou-se dentro do Império Romano quando este aceitou a religião para ser difundida dentro do Estado. A Arte Bizantina também desenvolveu-se dentro do Império Romano, mais precisamente em Constantinopla, criou formas arquitetônicas, pinturas e os mosaicos, a principal expressão de artística deste período.
A Arte Bizantina foi deixada de lado após a queda de Constantinopla, diferentemente da Arte Cristã que continuou a ser utilizada durante a Idade Média, inclusive até os atuais dias, um exemplo disso é o nome “basílica” utilizado para denominar as Igrejas Católicas que era usado para nomear os prédios romanos.
A Idade Média foi um período em que toda a estrutura politica, social e econômica e também a educação voltavam-se para a Igreja Católica, assim a Arte Cristã pode permanecer viva até os dias de hoje. Apresentaremos um breve resumo deste período da história e dos dois movimentos artísticos citados, que possuí suas semelhanças, como a religião.
1. A Arte Cristã
A expansão do cristianismo dentro do Império Romano se deu a partir da década de 310 d. C., desenvolvendo expressões artísticas ligadas a crença. Após um documento aprovado por Constantino, a