Geografia
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – CCT
CURSO DE GEOGRAFIA BACHARELADO
DISCIPLINA DE CARTOGRAFIA BÁSICA
PROFESSOR: EDSON MINARETE Alan Rodrigo RESENHA: O PROBLEMA DA ESCALA. Iná Elias de Castro
O texto nos dá várias ideias a respeito da escala, com vários estudos e argumentos de outros autores. Mostra a dificuldade da escala diante das possibilidades que o termo pode adquirir com o conceito matemático. A autora expressa que o seu objetivo é retomar a discussão sobre o conceito de escala, além da analogia geográfico-cartográfico e coloca em discussão as suas possibilidades diante de novos níveis de objetividade.
A discussão é dividida em três partes: a primeira é as dificuldades analógicas entre a escala cartográfica e a escala geográfica; a segunda fala do problema metodológico e a terceira, debate a escala com a percepção da realidade. No texto sempre tem ideias de outros autores que giram em torno da inconveniência da comparação entre essas duas escalas devido à falta de um conceito próprio, na geografia, para escala. No texto é colocada em muitos momentos a diferença da escala geográfica e da escala cartográfica.
Iná Elias de Castro em seu texto, dá ênfase às ideias de ISNARD, RACINE E REYMONDE (1981), onde aponta para uma perspectiva de que não se devem inferir os domínios dos fatos de uma escala para outra, onde visa à espacialidade do processo decisório em diferentes escalas, abordando o problema metodológico. Vê-se que o problema epistemológico se volta para a questão onde se limita a visão de que cada objeto real percebido possui o mesmo valor em qualquer tamanho de escala, sendo que o real se mostra