Geografia
Índice
Índice 2 Introdução 4 Onde é feito e o que são os transportes fluviais? 5 Vantagens: 5 Desvantagens: 6 História dos transportes fluviais 7 Rios navegáveis no mundo 8 A eclusa de Barra Bonita 9 Como funciona? 9 Conclusão 10
Introdução
Neste trabalho iremos abordar o transporte fluvial e as suas principais vantagens e limites. Os transportes fluviais desenvolveram-se muito ao longo dos últimos anos. Antigamente, eram apenas madeira flutuante, agora são enormes navios. A navegação fluvial é praticada, com maior ou menor intensidade, em todo o mundo. Destaca-se, no entanto, na Europa. Como curiosidade falaremos da eclusa que existe na Barra Bonita, na América da Sul.
Onde é feito e o que são os transportes fluviais?
O transporte fluvial é feito ao longo dos rios e dos canais artificiais navegáveis.
É um dos mais antigos modos de transporte e tem desempenhado um importante papel tanto na deslocação de pessoas como de mercadorias.
É ideal para fazer deslocar mercadorias pesadas e volumosas (carvão, cimento, etc.), todavia encontra-se bastante condicionado: * Pelo caudal; * Regime dos rios; * Pelos acidentes do relevo.
Vantagens:
* Reduzidos custos unitários nos rios, resultados da sua grande capacidade de carga; * Inexistência de custos na construção da via, devido ao facto de esta constituir, na maior parte das vezes, um percurso natural (rios). * Competitivo para produtos com baixo custo de tonelada por quilómetro transportado. * Qualquer tipo de cargas. * Maior capacidade de carga. Desvantagens:
Este tipo de transporte tem desvantagens tais como: * É um transporte lento; * Necessidade de transbordo; * Menor flexibilidade nos serviços aliados a frequentes congestionamentos nos portos. História dos transportes fluviais
Os primeiros meios de