Geografia
No artigo 26 da LDB, que trata da Educação Básica, consta que:
[...] os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser comtemplada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. (BRASIL, 2007, p.2)
Entende-se que quando a escola coloca como ponto de partida para pensar um ensino de História, cujo objeto principal é o estudo das ações/experiências humanas vivenciadas pelos grupos e classes sociais através dos tempos, com ênfase nas relações sociais estabelecidas na sociedade capitalista em que vivemos marcadas por conflitos de interesses entre as diferentes classes sociais. E podemos dizer que estudar Geografia hoje, é possibilitar ao aluno as condições intelectuais para a análise e a compreensão crítica das organizações espaciais, bem como para o estabelecimento de suas inter-relações. Favorecendo assim, o aluno reconhecer-se como sujeito histórico e espacial.
Vale ressaltar que no parágrafo I do mesmo Artigo da LDB que trata da questão cultura afrodescendente, é um trabalho que vem sendo realizado na escola de maneira interdisciplinar, e é tratado como um valor moral: o respeito às diferenças de cor, de pele, de religião, de cultura e etnia, resgatando a história brasileira e dando oportunidade aos nossos alunos compreender e identificar-se essa cultura e a nós mesmos de fazer uma reflexão de um tema tão importante como esse, que faz parte de nossa tradição.
É imprescindível que os conteúdos mediados pelo professor tornem-se significativos ao aluno, fazendo com que ele compreenda e entenda que tudo que ocorre hoje socialmente, iniciou-se há algum tempo.
Todas as escolas, desenvolvem um trabalho dentro dos eixos de história e geografia, utilizando-se de pesquisas, enquetes, entrevistas onde os alunos entendam o passado