Geografia
Mata de Terra Firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar).
Ações Antrópicas
Queimadas: muitos lavradores realizam queimadas para aumentar a concentração de nutrientes no solo. O fogo também colabora com o efeito estufa, liberando gases tóxicos e também destruindo a vegetação.
Desmatamento: Todos os anos são devastados 26000 km de floresta, ocasionados na maioria das vezes por desmatamento ilegal. Muitas vezes contribui para que os rios sequem, pois com a retirada das matas o solo enfraquece, o rio carrega a terras das margens, e também causa a diminuição do habitat de muitos animais.
Caça e pesca predatória: o tráfico de animais silvestres é responsável por uma enorme redução de espécies na natureza, os números são espantosos pra um animal vendido nove morrem por causa da condição precária de deslocamento.
Na Amazônia localizam-se a maior floresta equatorial e a maior bacia fluvial do planeta, verdadeiros santuários da fauna e da flora.
A região é cortada pela linha do Equador e o clima predominante é o equatorial. A quantidade de chuvas nessa região é grande devido às temperaturas elevadas que provocam grande evaporação. A umidade e o calor favorecem o desenvolvimento de uma floresta, com rios que apresentam grande volume de água. Também é considerada a mais rica em biodiversidade: em uma área de 2km2 de mata chegam a ser encontradas 300 espécies vegetais diferentes.