Geografia
Ao longo da história da Geografia, espaço geográfico foi concebido de diferentes maneiras, no entanto utilizaremos o conceito expresso por Milton Santos (1997) no qual o espaço geográfico constitui "um sistema de objetos e um sistema de ações" que: é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como um quadro único na qual a história se dá. No começo era a natureza selvagem, formada por objetos naturais, que ao longo da história vão sendo substituídos por objetos fabricados, objetos técnicos, mecanizados e, depois cibernéticos fazendo com que a natureza artificial tenda a funcionar como uma máquina.
Para o aluno apreender o conceito de espaço geográfico, assim como outros conceitos da Geografia, é preciso trabalhar com a contextualização e para isto ocorrer é necessário, primeiramente, estudar o espaço de vivência da criança, para depois ampliar para a compreensão dos espaços regional e global. Para Straforini (2002), “O aluno deve estar inserido dentro daquilo que está estudando, proporcionando a compreensão de que ele é um participante ativo na produção do espaço geográfico”.
As forças que impulsionam a dinâmica terrestre
A Geografia, ao estudar o espaço, entre outras coisas, precisa compreender a origem do Universo e do planeta Terra e, o objetivo do ensino em Geociências (como área do conhecimento relacionado ás ciências da Terra) é preparar o aluno para adequada inserção na sociedade. Isto pode ocorrer através de conteúdos e metodologias interdisciplinares. O diálogo com a Geologia torna-se imprescindível neste contexto já que é uma ciência presente no nosso dia-a-dia, seja através das paisagens que nos circundam e suas histórias, seja pelo fato de muitos dos materiais que utilizamos serem recursos não renováveis.
Outro aspecto