geografia
O uso indevido de substâncias psicoativas não é considerado apenas a partir da intensidade do uso, mas principalmente pelas complicações físicas e psicossociais que suscita, variando ao longo de um continuum de gravidade.
Causas multifatoriais:
Sistema de recompensa, neuroadaptações; fatores genéticos; traumas e estresse nos ambientes familiar e social durante a infância; etc.
O que é Síndrome de Dependência? CID 10 e DSM IV
Síndrome de Dependência é um conjunto de sinais e sintomas que se repete com certa freqüência em alguns usuários de substâncias psicoativas.
Sintomas da doença:
Compulsão: desejo incontrolável de beber ou usar droga. Age na parte física/emocional do indivíduo.
Perda de controle – a partir do primeiro gole, ou da primeira “cheirada” ou “tragada” o indivíduo não consegue mais controlar o uso da substância e, com a progressão da doença, ele começa a adaptar sua vida ao uso da droga, não conseguindo executar as tarefas mais simples sem estar sob o efeito da substância.
CRITÉRIOS PARA SE DETECTAR A SÍNDROME DA DEPENDÊNCIA
1. Estreitamento de repertório – viver para usar e usar para viver.
2. Saliência de beber – dar prioridade ao beber.
3. Tolerância – necessidade de doses crescentes
4. Sintomas de abstinência – tremores, sudorese, rubor facial, irritabilidade, etc.
5. Alívio dos sintomas – usando novamente para evitar o mal estar– beber pela manhã, ou não tomar o café da manhã.
6. Percepção subjetiva da compulsão para beber – não vê a hora de beber.
7. Reinstalação da síndrome de dependência: ressurgimento dos comportamentos relacionados ao consumo e dos sintomas de abstinência após um período de abstinência. (20 dias ou 20 anos).
Dependência química é doença da negação. Apesar de estar cheio de problemas nas principais áreas de sua vida, o dependente nega que tem um problema e não aceita ajuda. Para ajudar o dependente químico e sua família, que também sofre com sua doença, é preciso